Nossos princípios, nossas regras
Os objetivos da Socpam são três:
1. Defender os animais em seus direitos legais e modificar a cultura do abandono de animais, com trabalho educativo principalmente nas escolas, mas não só nelas.
2. Fiscalizar os maus-tratos dirigidos aos animais domésticos ou silvestres, orientando inicialmente e depois indiciando, se for caso, as pessoas que maltratam animais sob a sua guarda ou não.
3. Na medida de nossas limitações, dar atendimento veterinário ou abrigar animais de rua, isto é, aqueles que não têm ninguém por eles.
Porém, RARAMENTE RECOLHEMOS ANIMAIS A PEDIDO DA POPULAÇÃO. NUNCA RECOLHEMOS ANIMAIS QUE JÁ PERTENCEM A UMA FAMÍLIA, ISTO É, QUE JÁ TÊM TUTOR, pois não há estrutura e recursos para tal. Nosso trabalho É UM SERVIÇO VOLUNTÁRIO e nada recebemos do setor público Municipal ou Estadual.
Nossa história
A SPAM/SOCPAM foi fundada formalmente em Maringá, no dia 20 de agosto de 1997. Tem seu registro no Cartório de Títulos e Documentos de Maringá. O CNPJ da matriz é 02.148.994/0001-13 e o CNPJ da filial, onde existe o abrigo, no Vale Azul é 02.148.994/0002.02.
O primeiro abrigo foi em uma chácara alugada em 1999 no Jardim Alvorada, onde ficamos até o final do ano de 2002, quando mudamos para o abrigo que tem sede própria, no Vale Azul.
Temos uma média de 80 a 90 cães e 50 gatos abrigados, sendo que a entrada de novos animais depende da ADOÇÃO daqueles que já estão no abrigo. Porém, muitos cães e gatos que estão no abrigo são muito idosos, têm sequelas de doenças, têm temperamento instável - gatos ferais, cães muito bravos, cães muito assustados - cuja adoção se torna impossível ou até indesejável, pois o animal poderia acabar sendo maltratado por conta do seu temperamento. A SOCPAM tem uma instalação muito bem montada para fazer cirurugias de castrações de cunho social, protetivo, no abrigo.