O abrigo tem um papel muito importante no recolhimento dos animais em situação de alto risco, mas há uma tendência a se tornar um depósito de animais, com superlotação e ambiente incapaz de oferecer conforto e bem-estar aos abrigados. Então, as atividades de adoção dos animais que já estão saudáveis ou em idade de serem adotados, são muito importantes. A adoção de adultos é bem difícil, pois há um preconceito das pessoas, de que os animais adultos vão ser mal educados; e porque não são tão fofos como os filhotes.

A Socpam faz feirinha semanalmente, aos sábados. No momento, a feira é no sábado de manhã, no Mercado Canção em frente à SOMACO, na Av. Brasil, zona 6. É preciso ter pessoas  que ajudem no transporte dos animais do abrigo até a feira e o retorno daqueles que não foram adotados, o atendimento no local e, se possível, estender a feira até o final da tarde, pois no sábado de manhã a procura é pouca. Como a feira é semanal, é preciso ter muita gente envolvida, para não sobrecarregar sempre as mesmas pessoas.

Um outro processo de adoção é nos moldes de  “Meu cão ideal”. Funciona assim: o adotante entra em contato com a Socpam e informa o tipo de animal que ele quer – cão ou gato – o sexo, tamanho, idade ou qualquer outra característica. O voluntário da Socpam seleciona, no abrigo, até três animais com as características desejadas e apresenta ao adotante, que escolhe o preferido. Caso não goste de nenhum, não há problema, mas encerra-se o contato. Este programa só pode ser desenvolvido com a ajuda de voluntários. Voluntarie-se!

Veja o que é necessário saber para promover uma boa adoção e orientar bem o futuro tutor do gato ou cão da Socpam:

Se você quiser ser voluntário nesta causa, preencha o formulário de contato abaixo: